Doenças comuns e letais dos cães


Tomar a decisão de ter um cãozinho na família é uma tarefa que requer algumas pesquisas antes. Independentemente da raça que deseja ter, é essencial conhecer as doenças comuns e letais dos cães.

Vale lembrar que, cada raça de cachorro apresenta privações, doenças especificas, porém, existem alguns problemas que podem surgir em qualquer animalzinho.

E ter conhecimento sobre as doenças comuns e letais dos cães é uma forma de se manter informado e, claro, consciente de quais decisões que podem e devem ser tomadas juntamente com o veterinário ou especialista.

Algumas Doenças Comuns e Letais para os cães

Assim como qualquer ser vivo, os cãezinhos também precisam de cuidados especiais quando se trata de doenças que são comuns de encontrarmos nos cães e, também, doenças especificas de cada raça. Seja qual for a situação, o diagnóstico precoce pode ser um fator fundamental para tratar e curar o animalzinho.


Sarna

Entre as doenças comuns e letais dos cães que podemos encontrar, é a sarna. Esta doença é causada por ácaros nocivos, que acabam danificando a pele dos cães de diferentes formas.

Existem três tipos de sarnas: a sarna sarcóptica ou escabiose (causada pelo ácaro Sacoptes scabiei, que provocam comichões no animalzinho), a sarna otodécica (causada pelo ácaro Otodectes cynotis, popularmente conhecida como sarna no ouvido) e a sarna demodécica (causada pelo ácaro Demodex canis, conhecida popularmente como sarna negra).

Leishmaniose

Também podemos encontrar entre as doenças comuns e letais dos cães, a Leishmaniose. Também conhecida como Calazar, essa doença tem como causador o parasita da espécie Leishmania. Este parasita se infiltra na medula óssea do animalzinho e, também em órgão como, por exemplo, o bago, pele e fígado.

Infelizmente, a medida que a doença evolui, o cãozinho acaba sofrendo com alguns sintomas, como: vômitos, perda de apetite, atrofia muscular, emagrecimento, hemorragias nasais, e entre outros sintomas que podem ser notados.

Diabetes canina

Não são apenas as pessoas que podem desenvolver a diabetes, os cãezinhos também. Sendo uma das doenças comuns e letais dos cães, a diabetes mellitus ocorre quando o animalzinho não consegue produzir o suficiente de insulina ou não conseguem processá-la de uma forma correta.

Vale lembrar que, a diabetes é uma doença que, infelizmente, não tem cura. Porém, ela pode ser tratada e controlada por meio da insulina, uma dieta balanceada e com exercícios físicos.

Tosses Caninas

A tosse canina também é uma das doenças comuns e letais dos cães. Também chamada de traqueobronquite infecciosa canina, a tosse canina é uma doença respiratória.

Na base desta doença, podemos encontrar vários microrganismos como, por exemplo, o vírus Parainfluenza canina, influenza canina e Adenovirus tipo 2. E é importante um grande cuidado quando há a suspeita do seu cãozinho apresentar a tosse canina, pois essa doença pode evoluir para uma pneumonia.

Essas foram algumas das doenças comuns e letais dos cães que devemos conhecer e se aprofundar sobre. Afinal, a atenção aos sintomas, o diagnóstico e o tratamento precoce são fatores fundamentais para aumentar a chance de cura do animalzinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *