Como ensinar o cachorro a fazer o xixi no lugar certo – em 3 dicas


Quando o novo membro da família chega a nossa casa, a primeira pergunta que passa pela nossa cabeça é: como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo?

Assim como todos, os cachorros precisam ter aquele momento de fazer as suas necessidades, não é mesmo? Porém, a maioria dos cãezinhos precisa ser ensinada a entender e identificar qual o lugar certo onde podem fazer as suas necessidades.

Seja em um jornal, na rua de casa ou em tapetes higiênicos – espécie de fraldas colocadas no chão -, os donos precisam deixar claro para o seu novo amiguinho o lugar onde ele espera e quer que o cachorrinho faça as suas necessidades.

Para isso, existem algumas dicas fáceis e simples de serem adotadas, para tornar esse ensinamento mais fácil e, claro, agradável para o cãozinho.


Afinal, Como ensinar o cachorro a fazer o xixi no lugar certo?

Assim como para iniciar o treinamento e fazer o adestramento, para ensinar o cãozinho onde ele deve fazer as suas necessidades também deve ser feito com ele ainda filhote.

Afinal, é nesta fase da vida que o animalzinho está construindo os seus hábitos, ou seja, aprendendo desde pequeno, ele terá o hábito de fazer suas necessidades no mesmo lugar sempre.

A primeira dica

Com isso, a primeira dica de como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo é mostrando o lugar certo onde ele deve fazer as suas necessidades.

Para isso, leve o cãozinho com a guia até o local e o mantenho no lugar até que ele faça as suas necessidades.

A segunda dica

E quando falamos do local, a segunda dica de como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo é sempre começar com um lugar pequeno. Os cãezinhos gostam de lugares menores e fechados, pois é uma forma para se sentirem mais seguros.

Lembrando que, o espaço deve ser pequeno o suficiente para o cãozinho se sentir seguro, e grande o suficiente para que ele não fique no meio das suas próprias necessidades.

Já para aqueles que preferem que o cãozinho faça as necessidades fora de casa, é importante deixar claro para ele o que é dentro e o que é fora.

A terceira dica

A terceira dica de como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo é sempre elogiar e recompensar quando ele fizer as suas necessidades no local certo. Dessa forma, o filhote vai entender e associar que o elogio ou a recompensa são dados quando ele faz algo certo.

Escolher uma frase que remeta ao cão a ação de fazer xixi, por exemplo, é uma dica de como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo. Assim, o cãozinho entenderá que, quando você falar a frase, é o momento em que ele pode fazer as necessidades.

Essas foram algumas dicas simples e fáceis de como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo. Adotando essas dicas tornará essa experiência mais fácil para você e, claro, mais agradável para o seu amiguinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *